Prova do Mundial Rallycross apresentada no Porto

A prova do Campeonato do Mundo de Rallycross, a realizar no circuito internacional de Montalegre, de 21 a 23 deste mês, foi apresentada publicamente na maior loja interativa de turismo do país - pertença da Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) – o "Porto Welcome Center". A cerimónia contou as presenças do presidente da autarquia de Montalegre, Orlando Alves, do vice-presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Jorge Magalhães, do presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Manuel de Mello Breyner, do vice-presidente do Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), Fernando Vaz, e do piloto português Mário Barbosa. Um encontro que foi dominado, em grande parte, pela conquista do município de Montalegre em ter, por mais cinco anos, a organização da prova mundial.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara Municipal de Montalegre

«Este evento tem uma enorme importância para a sustentabilidade do território e dinamização da economia local. É um evento que esgota totalmente a capacidade hoteleira da região e se estende à vizinha Galiza. Temos a prova garantida por mais cinco anos. Foi indiscutivelmente uma grande vitória mas que nos saiu do bolso. Fizemos um grande investimento. No final dos cinco anos, teremos a melhor pista do Mundo situada em altitude que obriga a uma preparação diferente dos pilotos. Estamos a fazer um esforço financeiro enorme mas enquanto depender de nós, Montalegre estará sempre ligada a esta organização. Este ano criamos condições para instalar mais três mil lugares, mais o investimento no paddock. Estão a decorrer negociações para que a nossa pista possa receber pilotos espanhóis e isso é obviamente muito bom».

Manuel de Mello Breyner | Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK)

«Conseguir que Montalegre tenha mais cinco anos a organização da prova mundial de rallycross foi um esforço grande mas o maior esforço foi do Presidente da Câmara. Fizemos a ponte com a FIA. O rallycross está a crescer muito. É uma formula de sucesso que cativa o público e apresenta grandes pilotos. Espero sempre um grande espetáculo e que o tempo nos ajude um pouco. Também estão a decorrer conversações para que os pilotos espanhóis possam vir à pista de Montalegre. Um diferendo entre a federação galega e a espanhola tem-nos dificultado isso. Eles querem iniciar-se na modalidade e têm a oportunidade de o fazer numa pista do Campeonato do Mundo que está ali ao lado».

Fernando Vaz | Vice-presidente do Clube Automóvel de Vila Real (CAVR)

«Continuamos a ter uma excelente lista de participantes. As grandes marcas continuam a apostar neste desporto, que está em pleno crescimento. Continuamos, também, muito bem representados no que diz respeito aos pilotos portugueses. A nossa pista é muito própria e muito intensa e, por isso, as imagens percorrem o Mundo».

Mário Barbosa | Piloto português

«Vamos começar em casa, na minha pista preferida, na pista do meu coração, e onde tivemos os melhores resultados. Esperemos que corra tudo bem. Vamos tentar fazer o nosso melhor. Assumimos o compromisso com os patrocinadores de participarmos em todas as provas do campeonato europeu. Vamos tentar terminar no melhor lugar possível».