O primeiro dia do Ralicross em Lousada...

O Eurocircuito de Lousada recebeu a quinta prova do Campeonato de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy. Nesta segunda passagem pelo traçado da Costilha, que assinala a 62ª edição organizada pelo Clube Automóvel de Lousada, responderam à chamada 60 pilotos.

1ª Corrida

A chuva marcou o arranque desta segunda passagem do campeonato por Lousada. Com o programa já atrasado e a indicação de pista molhada a agenda do dia acabou por sofrer alterações. Quando o pelotão já estava na pré-grelha acabámos por assistir a uma corrida dos mecânicos para a necessária troca de pneus. Com isto a primeira corrida do Kartcross e Super Buggy passaram para amanhã, domingo. 

Super Iniciação

Rafael Rocha em Peugeot 106 arranca melhor, mas João Novo, também em 106, curva por dentro no final da reta da meta e passa para o comando, mas por pouco tempo, porque na segunda passagem pela meta Rocha assumiu a liderança, posição que manteve até final. Gonçalo Macedo foi terceiro, mas com uma desvantagem considerável para a dupla da frente, com o VW Polo a indicar problemas de caixa. Rodrigo Correia ficou no arranque e João Barroso capotou na descida, na primeira volta.

Super Nacional 2 RM

Santinho Mendes em Opel Astra GSI e Adão Pinto, também em Astra foram os grandes animadores. Tal como tem vindo a acontecer no campeonato. Numa primeira corrida marcada pela chuva, pela falta de tração dos duas rodas motrizes, mas uma boa dose de espectacularidade. Com os primeiros lugares do pódio entregues a Mendes e Pinto, por esta ordem, coube a Andreia Sousa, em Toyota Starlet 1.4 reclamar o terceiro posto, nesta primeira corrida de sábado.

Super Cars e Super Nacional 4WD

Na categoria rainha, os “quatro suspeitos do costume” dividiram-se, à geral, em dois grupos. Joaquim Santos (Ford Focus) e Pedro Matos (Citroën DS3), depois e um pouco mais atrás rodaram Ademar Pereira (1.º Super Nacional 4WD) em Impreza WRX  e José Lameiro ao volante do Leon RX. Matos arrancou melhor, mas na descida Santos assumiu o comando. Geriu a corrida de início a fim com relativa tranquilidade. Já quanto à segunda dupla, fruto também da passagem pela Joker Lap assistimos a algumas trocas de posições. No final, Ademar levou a melhor sobre José Lameiro, terceiro e quarto classificados, respetivamente.

 Super Nacional A 1.6

Luís Morais aos comandos de um Peugeot 106 GTI levou a melhor na primeira corrida, disputada em três séries. José Artur Teixeira garantiu a segunda posição, enquanto Leandro Macedo levou o Citroën Saxo ao terceiro posto. António Carvalho foi o melhor na sua série e garantiu o quarto lugar. Pedro Tiago fechou o "top five".

Super 1600

Tal como tem vindo a acontecer no campeonato, João Ribeiro e José Eduardo Rodrigues foram, por esta ordem, os animadores da corrida inaugural. Ricardo Soares, manteve uma “distância de segurança”, mas o suficiente para garantir o terceiro posto. Por seu lado, Mário Teixeira e Joaquim Machado, em quarto e quinto lugar, rodaram quase sempre no mesmo crono, terminando separados por escassos milésimos.

Treinos Cronometrados

Super Iniciação

João Novo e Rafael Rocha, ambos em Peugeot 106,  partiram para a qualificação empenhados em marcar a sua posição desde cedo. Rodaram como se tratasse quase de uma final. Novo acabou por levar a melhor, Rafael Rocha ficou a 1,032s. Rodrigo Correia, segui-os muito de perto e fez o terceiro melhor crono.

Super Nacional 2 RM

Nuno Magalhães, Adão Pinto e Santinho Mendes, apostaram em “mostrar serviço” desde a primeira hora. Asseguraram, por esta ordem, os três primeiros lugares na qualificação, fechando a qualificação separados por uma margem inferior a um segundo.

Super Cars e Super Nacional 4WD

Poucos, mas muitos bons é o que se pode dizer dos quatro carros que alinham nos Super Cars e Super Nacional 4WD. Joaquim Santos (Ford Focus) levou a melhor, mas com Pedro Matos (Citroën DS3) e José Lameiro (Seat Leon RX), por esta ordem, com uma desvantagem inferior a um segundo. Ademar Pereira em Subaru Impreza WRX, foi quatro e continua sem concorrência na Nacional 4WD.

Super Nacional A 1.6

Com menos de um segundo a separar o primeiro  e o sexto classificados dos treinos cronometrados, ficou o mote para uma jornada muito disputada, mas se quisermos “complicar” ainda mais as contas, fica o registo que este pelotão composto por 11 carros, todos do grupo PSA está separado por apenas quatro segundos.

Super 1600

Com os nove primeiros classificados a rodarem todos no segundo 38, fica desde já a antevisão para uma jornada disputadíssima. João Ribeiro acabou por conseguir o melhor registo, seguido de Mário Teixeira e José Eduardo Rodrigues, este último, mesmo assim, com um pião pelo meio.

Kartcross

José Luís Pereira em AG Sport, apesar de chegar a Lousada com numa posição mais modesta no campeonato, mostrou que ainda tem uma palavra a dizer esta temporada. Registou o melhor tempo da qualificação com um total de 00.036,012s. Jorge Gonzaga, líder do campeonato obteve o segundo melhor crono, seguido de Mário Rato que foi terceiro. Luís Almeida e Pedro Rosário fecharam o "top five".

Super Buggy

Se não fosse o cronómetro seria quase necessário “photo finish” para saber quem conseguiu o melhor registo. Nélson Barata acabou por levar a melhor, mas com uma vantagem de apenas 00.013s sobre António Santos, ambos com um Super Buggy com chassis Toniauto. Arménio Rodrigues foi terceiro deste trio que compareceu em Lousada.