Montalegre desafia os melhores do mundo

O Campeonato Mundial de Rallycross de 2018 apresentado pela Monster Energy está de volta este fim-de-semana ao nosso país com a disputa do Bompiso World RX de Portugal, prova a ser disputada no Circuito Internacional de Montalegre. 

Johan Kristoffersson, da PSRX Volkswagen, chega a Portugal com uma vantagem no Mundial de Pilotos, depois de ter vencido uma emocionante Final de abertura da temporada no Circuito de Barcelona. Voltando ao palco da primeira vitória da sua carreira no Mundial em 2015, o atual Campeão está empenhado em manter uma série vitoriosa extraordinária, que o fez triunfar em oito das últimas dez provas: "Estou muito feliz por ter iniciado a minha temporada de 2018 com uma vitória, mas agora estou totalmente focado nesta segunda prova em Portugal. A concorrência está mais forte do que nunca, por isso tenho a certeza de que os meus rivais vão chegar a Montalegre ainda mais determinados em subir ao pódio final. No entanto, eu e a PSRX Volkswagen estaremos prontos para o desafio e podem ter a certeza de que vou continuar a puxar o máximo possível com meu VW Polo R durante todo o fim-de-semana.” 

O icónico circuito de Rallycross de Montalegre é já uma das paragens populares do campeonato, conhecida pelas enchentes de público e pelo traçado exigente, tendo como pano de fundo a região montanhosa barrosã. A localização da pista, 1.030 metros acima do nível do mar faz desta prova a mais elevada em altitude de todo o calendário do Mundial e apresenta-se como um grande desafio para os motores dos carros, que devem ser afinados especialmente para lidar com esta maior altitude. Na prova do ano passado, Mattias Ekstrom conquistou a vitória à frente de Sébastien Loeb (Team Peugeot Total) e Kristoffersson. É um resultado que o piloto da EKS Audi Sport, Ekstrom, vai tentar imitar este fim-de-semana depois de ter sido desclassificado da última ronda na Catalunha. 

A lista de participantes nos Supercar inclui outros favoritos à vitória como o Bicampeão Mundial de 2014 e 2015 Petter Solberg, que está três pontos atrás do companheiro de equipa Kristoffersson na tabela de pilotos, o norueguês Andreas Bakkerud (EKS Audi Sport), sempre muito aplaudido pelo seu estilo espetacular de condução e o rápido sueco Timmy Hansen. O piloto do Team Peugeot Total teve uma bela prestação em Montalegre na última temporada e está ansioso por recuperar depois de na prova espanhola ter sido obrigado a abandonar por problemas elétricos quando liderava a primeira Meia-final. 

Como outsiders, a GRX Taneco ruma a Portugal com otimismo renovado depois de Niclas Gronholm ter levado o novo Hyundai i20 N RX ao quarto lugar na primeira prova, enquanto a GCK procurará continuar a evolução do seu Renault Mégane RS RX, desenvolvido pela Prodrive, após uma impressionante estreia nos pontos com ambos os pilotos em Barcelona. Da mesma forma, a Olsbergs MSE tem como alvo a qualificação para a Final com Kevin Eriksson e Robin Larsson, este último já conhecedor do pódio de Montalegre pois foi segundo classificado em 2016. As cores nacionais estarão representadas por Joaquim Santos com o potente Ford Focus ST da Bompiso Racing Team e por Mário Barbosa que mostrará o novo Citroen DS3 WRX da Compincar RX Team estreado em Barcelona. 

O Campeonato Europeu de Rallycross Super1600 tem em Montalegre a sua segunda prova da temporada. Artis Baumanis lidera a classificação depois de ter conseguido o máximo de pontos na Catalunha, com o piloto da Letónia a liderar a repleta lista de inscritos que inclui a representação portuguesa a cargo de Hélder Ribeiro (Citroen C2 S1600) e Mário Teixeira (Ford Fiesta S1600).