Mação com início animado

×

Mensagem de erro

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? em require_once() (linha 341 de /data/www/fpak/microsites.live/includes/module.inc).

Arrancou hoje em Mação, na Pista da Boavista, a quarta prova do Campeonato de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy. Tiveram lugar as sessões de treinos e as primeiras corridas de qualificação. As qualificações continuam amanhã, Domingo, altura em que vão ser disputadas as finais. 

Na Iniciação Ariana Rodrigues teve um toque violento na barreira, que deixou o Peugeot 106 fora de combate. Mas o dia seria de Gonçalo Novo (Toyota Starlet), que era segundo na corrida de abertura e vencia a segunda prova. A vida do “mais jovem Novo” ficava facilitada, quando Rodrigo Correia (Peugeot 205) e Gonçalo Macedo (VW Polo) se envolveram num toque na última curva do circuito e não foram mais longe do que a quarta volta.

Nas contas do dia Gonçalo Macedo, com quatro pontos, mais um do que João Novo, seria segundo, à frente de André Monteiro (Toyota Corolla) e de Rodrigo Correia, que esteve em dia “não”, com a sorte arredada da porta do Peugeot.

Na Nacional 2RM, apesar de Santinho Mendes ter alinhado em Mação, prova que fica quase em casa para o piloto de Abrantes, João Novo (Peugeot 106), contrariamente ao que se esperava, acabou por ter a vida facilitada e venceu as duas corridas.

Santinho Mendes começou com azar logo de manhã, quando um toque lhe danificava o eixo traseiro do Opel Astra. Depois, desistia na primeira corrida, em que discutia a liderança com Novo, com uma transmissão partida. A segunda corrida foi feita com garra, para se “livrar” de Andreia Sousa (Peugeot 306), que terminou o dia no terceiro lugar.

Na Nacional A 1.6, Pedro Tiago (Citroen Saxo) continua igual a Pedro Tiago e venceu as duas corridas de Sábado. Tiago Ferreira (Peugeot 106) foi oposição na primeira corrida, mas na segunda viu-se batido por Américo Sousa (Citroen Saxo). Ora como Sousa tinha sido quarto na corrida abertura, terminou o dia com o terceiro lugar.

Na Super 1600 a estreia da jornada foi do Skoda Fabia S1600 de Nuno Araújo, mas as vitórias foram para Ricardo Soares (Citroen Saxo S1600) e João Ribeiro (Citroen Saxo), que nas contas finais, ficou à frente, se bem que empatado em pontos com Soares.

O terceiro homem do dia foi Joaquim Machado que ainda na primeira corrida levou um toque na curva 1 e ficou imobilizado, o que motivou o aparecimento da bandeira vermelha. Mesmo assim retomou para ser terceiro e igualou o resultado na segunda corrida.

Sérgio Dias capotava ainda nos treinos. Uma cambalhota aparatosa, no fim da recta da meta, deixava o Renault Twingo de rodas para o ar, mas sem grandes “avarias” que permitiu alinhar nas restantes corridas.

Nos Super Buggy, Paulo Godinho (PG0012) dominou a primeira corrida de qualificação. Com sete pilotos a dizerem "sim" ao Clube Automóvel de Mação, a prova foi interessante de ser seguida e o resultado final, não espelhou as lutas que aconteceram. Nuno Magalhães (Toniauto T) foi segundo, à frente Nelson Barata (Toniauto Power UB).

No que ao Campeonato de Portugal de Kartcross diz respeito Jorge Gonzaga (ASK EVO18) venceu a primeira corrida de qualificação e foi o único piloto a dar uma volta no segundo 37, o que certamente contribuiu para a vantagem de 1,8 segundos sobre Luís Almeida (LBS Motoclube Rx01). Pedro Rosário (Semog Bravo ER) foi o terceiro, com cerca de mais meio segundo relativamente a Almeida. 

Para se ter uma ideia dos andamentos em pista, basta ver que nos treinos, os nove primeiros ficaram separados por 993 milésimas de segundo.