Decorreu em Lousada a primeira campeonato de Portugal de Kartcross 2019, com a chuva a marcar presença constante e a dificultar o trabalho de pilotos, equipas e organização.
A equipa Racing 268 revelou estar preparada para uma nova temporada com o 2º melhor registo à geral. Na primeira corrida, a série onde alinhou foi “abençoada” com chuva, o que relegou Jorge Gonzaga para o 8º lugar da grelha sem hipótese de lutar contra os pilotos que correram em pista seca.
No Domingo, a chuva chegou para todos, e aí foi evidente a superioridade da equipa nas Corridas de Qualificação, com dois primeiros lugares com mais de 5 segundos de vantagem para todos os adversários. Assim, a equipa garantia o 2º lugar para a partida da corrida final.
Nas palavras do piloto, “para a corrida final estávamos confiantes no pódio mas a partida foi uma lotaria devido às más condições de aderência no local. Ainda assim, consegui seguir no 3º lugar após a primeira curva. Tinha a prova controlada, mas uma avaria no sistema de limpeza da viseira, devido à quantidade absurda de lama e terra, fez-me perder 4 posições pela dificuldade em ver. Caí para 7º ou 8º, e num misto de desespero e coragem, decidi remover a viseira e fazer as últimas 4 voltas sem proteção nos olhos. Uma loucura... Mas ainda assim consegui regressar ao 2º lugar e garantir a volta mais rápida, que nos permitiu amealhar os pontos necessários para iniciar o campeonato na liderança.”
Um fim de semana muito positivo para a equipa, com condições complicadas e onde um bom resultado é sempre um bónus para todos. Para Jorge Gonzaga, “é fundamental deixar uma palavra de agradecimento aos Comissários de Pista, Bombeiros, reboques, e outros ‘invisíveis’, cujo sacrifício nos permite seguir com a confiança de saber que estão presentes se precisarmos de ajuda. Um bem-haja a todos!”
A próxima prova do PTRX disputa-se em Castelo Branco, a 11 e 12 de maio.