Joaquim Machado Num mar de lama

Joaquim Machado iniciou a temporada de 2019 no Eurocircuito de Lousada, com o seu bonito e competitivo Peugeot 208 S1600. Uma prova disputada, em especial no domingo, sob condições atmosféricas muito adversas, que transformaram o traçado, num autêntico mar de lama.

Além disso, foi uma jornada atribulada, pois houve vários erros nas classificações. Estas, também tardarem sempre a ser publicadas.

Joaquim Machado começou por terminar em segundo, na primeira corrida de qualificação, entre quase 15 pilotos.

Para as meias finais, conquistou um lugar na linha da frente. Partida dada e muita luta na segunda curva do circuito. Joaquim Machado atrasa-se, passa para sétimo e parece que estão arredadas todas as hipóteses de um lugar na final.

Mas o piloto da Kaxa & Motor não desiste da luta e consegue uma recuperação espetacular, que o deixa na quarta posição. Consegue um lugar na final, embora seja na última linha.

Na derradeira corrida da tarde, a final, Joaquim Machado chega ao quarto posto. Tenta aproximar-se do terceiro, para conseguir um pódio. Na esquerda do circuito, abre demasiado perde, ingloriamente, duas posições.

“Tentei chegar ao terceiro classificado para, depois, lutar por um lugar no pódio. Infelizmente fui traído pelo piso muito escorregadio, pois sair dos ‘trilhos’ podia significar um despiste. Na esquerda longa o carro fugiu demais e perdi duas posições”, confessou Joaquim Machado.

Mas, como se tal não chegasse, ainda seria penalizado em 10 segundos, por calcar uma linha de partida. Linhas essas que não se viam, face à muita lama que as cobria.

Quanto a nós, uma penalização injusta, até pelas condições do traçado lousa