Circuito de Sever do Vouga altamente disputado

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Sol e animação, com mais de sete dezenas de participantes e corridas disputadas taco a taco. Esta foi a fórmula para o sucesso da terceira prova do Campeonato Nacional de Ralicross/Kartcross, organizada pelo Vouga Sport Clube e onde o público esteve presente, emoldurando muito bem a pista do Alto do Roçário, em Talhadas, Sever do Vouga.

Para ajudar à festa, o Troféu Nacional de Super Buggy regressou e o público agradeceu.

Tempos e classificações disponíveis em: http://kronoracing.com/resultados/2016?id=34

De presidente a piloto e vice-versa...

De entre as sete dezenas de participantes, há que destacar uma estreia no Kartcross. Manuel Mello Breyner voltou a vestir o fato e a colocar o capacete. Depois: “contactei a Semog, uns profissionais de mão cheia, e vim fazer Sever do Vouga. Adorei o ambiente, dou os parabéns pelo ambiente deste paddock, pela camaradagem, pelo convívio, acho que o Kartcross e o Ralicross estão de parabéns.” Afirmou o presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

Quanto à competição: “ficou dentro das minhas expectativas, porque tínhamos apostado aqui na equipa, que eu ia chegar aos 15 primeiros a certa altura e que depois iria acabar o dia nos 10 primeiros, portanto acabei em nono, por isso está dentro dos objectivos.”

Claro que a experiência de pilotos contribuiu, para que o presidente pudesse evoluir rapidamente: “estou habituado. Fiz troféus AX, fiz troféus Visa, fiz troféus Polo e também eramos aos 20 e 30 e passávamos. Por isso também, passamos. Toda a gente se comporta e se respeita… de vez em quando há um toque, sem problema.” Rematou Manuel Mello Breyner.

Finais

Super Cars

Joaquim Santos (Ford Focus) colocou-se naturalmente na frente e dominou, naturalmente, a corrida. Pedro Matos viu o motor do Citroen DS3 “entregar a alma ao criador” na corrida precedente e já não pôde alinhar.

Lá mais atrás discute-se o segundo posto e a primeira posição na Divisão 2. Quem leva a melhor é Ademar Pereira (BMW 325 IX), enquanto Mário Teixeira se limita a cumprir as voltas que faltam, quando o motor do Mitsubishi Lancer Evo III, começa a fumar e a perder rendimento.

 Super 1600

Uma primeira volta de "gritos", com toques na curva um, na curva dois e a seguir também. Muita chapa amolgada e o público em pé a aplaudir. Logo na partida, era José Eduardo Rodrigues (Peugeot 206 S1600) quem ficava de fora, com problemas mecânicos. Na curva um o Citroen Saxo Kit Car de Bruno Gonçalves fica "ensanduichado". Na curva dois mais uns toques e José Artur Teixeira (Citroen C2 S1600) à saída bate de frente na barreira e fica com a dianteira do carro pior que o chapeu de um trolha. Depois é Hélder Ribeiro (Citroen C2 S1600) que tem uma visita à barreira e à entrada da recta da meta Bruno Gonçalves volta ser brindado com mais um toque.

Resumindo, quem conseguiu escapar às confusões classificou-se bem. Ricardo Soares (Citroen Saxo S1600) como partia da pole-position escapuliu-se à confusão e deixou toda a gente a falar sozinha. Mário Teixeira (Ford Fiesta S1600), também foi dos que escapou à confusão e rapidamente se colocou como oposição ao líder.

Mais atrás ainda conseguiu terminar José Artur Teixeira, seguido de Buno Gonçalves... Mas com os carros bastante mal tratados.

 Super iniciação

Santinho Mendes (Peugeot 205) foi como um foguete para a frente da corrida. No final da recta da meta Lucas Simões (Peugeot 106) é apanhado na “molhada” e já não passa da primeira curva.

Santinho Mendes Mantém-se na frente, Leandro Macedo já com um motor novo no VW Polo, pressiona. É o primeiro a ir à Joker Lap e essa estratégia surte efeitos. Quando Santinho faz o mesmo estão colados, mas foi sol de pouca dura, mais uma vez o motor do Polo traiu a expectativas o piloto de Vila Real, que a custo consegue manter o segundo posto.

Pedro Pereira (Renault Clio) foi terceiro, depois de uma luta bem interessante com João Fonte Novo (Peugeot 106), que terminou em quarto.

Andreia Sousa (Toyota Starlet) levou a melhor na luta com Lucas Simões (Peugeot 106) e assim foi quinta classificada.

Super Nacional

Duas meias-finais para definirem a última grelha de partida do dia, para a Super Nacional.

Celmo Guicho (Renault Clio) vence a primeira, sempre muito pressionado por Hugo Santos (Honda Civic Type R).  João Olivieira (Peugeot 206) termina em terceiro, à frente de José Eduardo Queirós (Ford Escort RS2000).

Na meia-final B, Luís Moreira (BMW 325i) venceu com uma margem confortável. Tiago Alexandre (Peugeot 306). Sérgio Dias (Citroen Saxo) terminou em terceiro, á frente de Daniel Pacheco (Fiat Punto HGT).

São esses os ocupantes da grelha de partida da final. Luís Moreira vai partir da pole-position.  

Final

Uma final imprópria para cardíacos, com Luís Moreira (BMW 325i) a partir da frente e ser constantemente pressionado por Celmo Guicho (Renault Clio).  Os homens que dominaram as meias-finais voltaram a dar nas vistas na corrida definitiva.

Hugo Santos (Honda Civic Type R) foi terceiro, cortando a meta com algum conforto, pois após seis voltas de corrida, já haviam alguns estragos. Que o diga, por exemplo José Eduardo Queirós (Ford Escort RS2000) que fica encostado e Daniel Pacheco que também desistia, fruto de um toque na barreira, com o Fiat Punto HGT.

João Oliveira (Peugeot 206) encerrou o pódio. Seguem-no Tiago Alexandre (Peugeot 306) e José Eduardo Queirós, que ainda se classificou.

Após quarta corrida de qualificação

Super Cars

Joaquim Santos (Ford Focus) venceu, mas com forte pressão de Pedro Matos (Citroen DS3). Pelo menos foi assim quase até à última volta da quarta corrida de classificação. Mais uma vez a sorte não esteve com Matos, que viu o motor calar-se, quase com a meta à vista. Baixava para terceira posição final e Joaquim Santos fazia o pleno das vitórias.

Mário Teixeira (Mitsubishi Lancer Evo III) conseguia mais um segundo lugar absoluto, que lhe dá igual posição na grelha e o coloca na frente da Divisão 2.~

Ademar Pereira (BMW 325 IX) é quarto, Vítor Lopes (BMW 325 IX) é quinto.

Super 1600

Ricardo Soares (Citroen Saxo S1600) foi o homem da manhã, venceu as duas corridas de qualificação e se juntarmos o segundo posto de ontem, segue directo para a pole position da final.

José Artur Teixeira (Citroen C2 S1600) termina a qualificação no segundo lugar, sempre muito regular e rápido, soma um segundo e um terceiro resultados na manhã de hoje.

Bruno Gonçalves (Citroen Saxo Kit Car) esteve em maré de menos azar do que ontem, sempre rápido e competitivo, como nos habituou, teve no segundo lugar da quarta corrida o melhor resultado do fim-de-semana.

Hélder Ribeiro (Citroen C2 S1600) lutou sempre pelos lugares da frente, mas o cômputo geral deu-lhe um quarto posto (na segunda corrida) como melhor resultado. Vai partir da quarta posição.

Mário Teixeira (Ford Fiesta S1600) esteve também na luta pelos lugares da frente, mas a sorte esteve de candeias às avessas com o piloto do Ford. Desistiu na primeira corrida, foi segundo na seguinte, depois somou um terceiro e um sexto, apesar de ter tido uma luta sem quartel com o cunhado, Ricardo Soares, que está lá na frente.

Logo após Teixeira, parte o comandante do Campeonato, Joaquim Machado (Peugeot 206 S1600), que vai ser sexto.

João Ribeiro (Citroen Saxo S1600) dominou ontem, mas definitivamente hoje não foi o seu dia. Não concluiu qualquer das duas corridas de hoje e de “dominador” incontestado de ontem, passou a penúltimo de hoje. Transmissão partida ditou a pouca sorte.

José Eduardo Rodrigues (Peugeot S1600) completou a classificação, em oitavo.

 Super Nacional

Celmo Guicho (Renault Clio) foi o homem da manhã, ao vencer a terceira e a quarta corridas de qualificação, saltando assim para a liderança na categoria.

Tiago Alexandre (Peugeot 306) que tinha terminado o dia e ontem na frente, passou para segundo depois do quarto e do quinto posto desta manhã.

Logo atrás um trio empatado em pontos. João Oliveira (Peugeot 206), Hugo Santos (Honda Civic Type R) e Luís Moreira (BMW 325i), todos eles com 22 pontos e os tempos os treinos a serem o factor de desempate.

Sérgio Dias (Citroen Saxo) encerra o “top” seis, de uma prova que juntou duas dezenas de pilotos e que promete animação q.b. nas finais B e A, desta tarde.

Super Iniciação

Santinho Mendes (Peugeot 205) venceu três das quatro corridas de qualificação e assegurou a primeira posição da grelha de partida para as finais.

Leandro Macedo (VW Polo), foi o principal opositor. Venceu a terceira corrida e era o único capaz de bater o pé ao mais jovem membro do clã Mendes, mas o motor partia no arranque para a derradeira qualificação e Macedo ficava impossibilitado de lutar por outra posição que não a última.

Dessa forma Pedro Pereira (Renault Clio) faz segundo lugar na quarta corrida, totaliza o mesmo 13 pontos que Leandro Macedo e passa para segundo da classificação anterior às finais.

Rafael Rocha (Peugeot 106) termina a qualificação em quarto, à frente de João Fonte Novo (Peugeot 106), Lucas Simões (Peugeot 106) e de Andreia Sousa (Toyota Starlet).

Kartcross e Super Buggy

Finais

Kartcross

Que grande final, com a emoção a manter-se desde a luz verde até à bandeira xadrez e uma prova desportivamente exemplar. Pedro Rosário (Semog Bravo ER) não facilitou no arranque, tanto mais que José Mota (Semog Bravo) está apostado em não facilitar nada.

Durante toda a prova foi assim: Pedro Rosário à frente, mas sem se poder distrair, pois o homem da Transwhite roda completamente colado.

Lá mais atrás a luta é intensa. Sérgio Bandeira (Semog) é terceiro, mas a posição está muito longe de estar decidida. José Luís Pereira roda colado, mostra-se e está apostado em chegar mais à frente.

Ao fundo da recta da meta, Tiago Freitas (H Sport) fez um pião e por aí ficou.

Entretanto Manuel Mello Breyner (Semog) entra no grupo dos dez da frente, depois de ter partido de 16º da grelha.

Sérgio Bandeira afunda-se na classificação, cai para décimo primeiro. Mário Rato (Semog) chega-se ao grupo da frente, recupera posições e coloca-se em quarto. Assiste de “palanque” à luta pela vitória.

Pedro Rosário vence a prova, mas José Mota corta a meta a meio segundo. Só que o piloto da Marinha Grande não se podia distrair: a três décimas de segundo está José Luís Pereira.

Mário Rato é assim o quarto classificado, à frente de Luís Almeida (Semog Bravo) e de Nuno Godinho (Semog Bravo).

 

Super Buggys

Ludgero Santos (Toniauto TNTT) partiu da pole, colocou-se na frente da corrida e por lá ficou até ao fim. Se no que diz respeito ao vencedor, as coisas pareceram fáceis, já o mesmo não se pode dizer das restantes posições.

Milton Santos (Toniauto TT) era segundo, António Estêvão (Bobardier Maverich) andava bem próximo, no terceiro lugar.

Entretanto Nuno Neto (Toniauto TT) lança o ataque. Partiu da terceira linha, bateu Estêvão e de seguida tomou de assalto a segunda posição. Milton Santos baixava para terceiro.

António Estêvão vê a transmissão ceder e fica impossibilitado de defender o lugar. Baixa até à oitava posição. Quem mais lucrou com isto foi Manuel Guerreiro (Atmos Strong), que assim passou para quarto. Seguem-no Paulo Godinho (PGRacing), Miguel Ferreira (Luna Sport) e Jorge Fonseca (Atmos Strong).

3ª corrida de qualificação

Super Buggys

Ludgero Santos (Toniauto TNTT) fez o pleno. Venceu a terceira corrida. O segundo posto ficou fechado para Milton Santos (Toniauto TT) fez dois segundos e um terceiro. António Estêvão (Bombardier Maverich) foi terceiro na manga e dessa forma encerrou as contas com igual posição final.

Manuel Guerreiro (Atmos Strong) nem sequer pontuou na derradeira corrida, mas o dois quartos lugares nas anteriores deram-lhe, também, o quarto posto, à frente Miguel Ferreira (Luna Sport) e Paulo Godinho (PGRacing).

Kartcross

A terceira corrida foi determinante para a classificação. Pedro Rosário (Semog Bravo ER) venceu a manga e dessa forma passou para o lugar que lhe dá a “pole” na final. José Mota (Semog Bravo), o único que poderia bater o pé ao Campeão em título, encerrou a qualificação com um quarto posto e é assim o segundo.

Luís Almeida (Semog Bravo 600) consegue aqui o melhor resultado, um terceiro e dessa forma é também terceiro classificado, à frente de José Luís Pereira (AG Sport), Sergio Bandeira (Semog) e de Mário Rato (Semog).

Manuel Mello Breyner (Semog) teve um toque, na primeira esquerda, antes da subida. Vinha no meio do pelotão e apanhou um concorrente atravessado em plena trajetória, não foi possível evitar o toque com a roda dianteira direita e seguiu para a box. Fecha as contas do dia com a 16ª posição.

 

2ª corrida de qualificação

Super Buggys

Ludgero Santos (Toniauto TNTT) continua a dominar e venceu mais uma corrida, com uma vantagem confortável. Soma duas vitórias e já assegurou a pole-position para a final.

Milton Santos (Toniauto TT) foi segundo e dessa forma subiu uma posição na classificação geral, enquanto António Estêvão (Bombardir Maverich) baixava para terceiro, depois de ser sexto na corrida.

Manuel Gerreiro (Atmos Strong) continua a coleccionar quartos postos, quer nas duas corridas disputadas, quer na geral.

Miguel Ferreira (Luna Sport) e Paulo Godinho (PGRacing) completam o grupo dos seis da frente.

Kartcross

José Mota (Semog Bravo) está na frente após a segunda corrida de qualificação. Venceu a série, no cômputo da corrida fez segundo e como ontem tinha vencido, está na frente nas contas dos Kartcross.

O Campeão em título, Pedro Rosário (Semog Bravo ER) termina com um segundo e um terceiro, os mesmos pontos que Mota, é segundo nas contas de desempate, pois o piloto da Transwhite foi melhor nos treinos cronometrados.  A terceira corrida vai ser fundamental para definir a pole-position da final.

Luís Almeida (Semog Bravo 600) soma 10 pontos (um quarto e um sexto) e é o terceiro, à frente Sérgio Bandeira (Semog), Mário Rato (Semog) e José Luís Pereira (AG Sport).