Nacional de Ralicross animado em Montalegre

Montalegre foi o palco da quinta jorna do Campeonato Nacional de Ralicross e Kartcross. Uma prova que juntou meia centena de participantes e que nos deu belas corridas, disputadas até ao baixar da bandeira axadrezada, sempre num ritmo que não permitiu atrasos, graças ao bom desempenho do clube Automóvel de Vila Real.

Finais

Super Iniciação

Leandro Macedo parece ter resolvido os problemas mecânicos do VW Polo e na partida foi de último a primeiro, desde o arranque até à saída da Curva Um.

Santinho Mendes (Peugeot 205) andava colado, pressionava e assumia o comando quando o piloto de Alijó ia à joker lap. De repente o motor do VW falhava e Macedo ficava quase parado. A partir daí começava o calvário de Leandro que tudo fazia para manter a terceira posição.

Santinho estava na frente de pedra e cal, Pedro Pereira (Renault Clio) era segundo.

Rafael Rocha (Peugeot 106) passou Macedo e assim conquistou um lugar no pódio.

Lucas Simões (Peugeot 106) e Andreia Sousa (Toyota Starlet) encerram o grupo dos cinco da frente.

Após a cerimónia de pódio foi detectada uma irregularidade nos pneus o que motivou a desclassificação de Santinho Mendes. Pedro Pereira passou a ser o vencedor da prova e todos os outros subiram um lugar.

Super Nacional

Luís Moreira (BMW 325i) partiu bem e colocou-se na frente da corrida. Rapidamente ganhou distância sobre José Sousa (Peugeot 306), que tinha partida da segunda linha da grelha.

Moreira vai à Joker Lap e ao regressar ao traçado normal acontecia um toque com o Puno Araújo (Peugeot 106) forçava a ultrapassagem e ia para a liderança da corrida.

Ida à Joker para Nuno Araújo e não perdia a primeira posição. José Eduardo Queirós (Ford Escort) subia para segundo e aí terminava a corrida, à frente de Celmo Guicho.

Nas posições seguintes terminavam José Sousa (Peugeot 106) e a melhor senhora, Patrícia Pereira (Renault Clio Williams).

Pelo caminho ficava Luís Moreira, depois de traído pela mecânica do BMW.

Super 1600

João Ribeiro (Citroen Saxo S1600) arrancou muito rápido, aparentemente mais rápido até do que a luz verde, mas o piloto explica o movimento pela acção do travão de mão do Citroen. Hélder Ribeiro foi rápido e penalizado por falsa partida e teve uma ida extra à joker lap.

Mário Teixeira (Ford Fiesta S1600) colocou-se em segundo até ao momento em que foi à joker lap. Entretanto Hélder Ribeiro que vinha a furar de lá de trás colocou-se em segundo e nem mesmo as duas idas à joker o impediam de manter a posição.

Mário Teixeira passava para terceiro e por aí ficava até que a mecânica do Ford o traía. Bruno Gonçalves (Citroen Saxo S1600) ganhava a posição e ia para o mais baixo do pódio.

Ricardo Soares (Citroen Saxo S1600) era quarto por nove décimas.

Joaquim Machado levava a melhor, numa luta de Peugeot´s  206 S1600, com José Eduardo Rodrigues.

Super Car

Joaquim Santos (Ford Focus) dominava a final em que o foco de atenção se centrava na luta pela Divisão 2.

Daniel Costa (Citroen Saxo Bi-motor) era o primeiro líder da categoria. Ademar Pereira (BMW 325 Ix) pressionava e após algumas tentativas levava a melhor. O homem do Citroen não baixava os braços e a pressão continuava até ao momento em que um pião o deixava fora de combate.

Ademar Pereira seguia para ser o vencedor da Categoria 2 e na geral ser terceiro, atrás de José Criz (Peugeot 306) e de Joaquim Santos (Ford Focus).

Kartcross

Pedro Rosário foi o mais rápido no arranque. Luís Almeida que partia de segundo baixava para último depois de uma molhada na Curva Um.

Rosário ganhava alguma distância sobre o segundo, que era José Luís Pereira que tinha conseguido passar com o AG Sport incólume pela confusão. Pela quarta volta, já estava rodar com “algum descanso”.

Sérgio Castro (ASK 6009 era agora o terceiro, depois de ter conseguido a “arrancar a posição a ferros”.

Nuno Godinho (Semog Bravo), na quarta posição, comandava o segundo grupo. Logo atrás vinham, respectivamente, Sérgio Bandeira (Semog) e Jorge Francisco (Semog Bravo SE).

Após quarta corrida de qualificação

Super Iniciação

Santinho Mendes (Peugeot 205) terminou invicto a qualificação e portanto vai partir da pole position para a final. O piloto de Abrantes fez o pleno, com quatro vitórias, em outras tantas corridas.

Pedro Pereira (Renault Clio) fechou as contas com três segundos lugares e dessa forma vai partilhar a primeira linha com o comandante do campeonato, Santinho Mendes.

Rafael Rocha (Peugeot 106) fez dois terceiros durante a manhã, o que juntando ao terceiro posto de ontem o coloca em igual posição, à frente de Lucas Simões (Peugeot 106) e Andreia Sousa (Toyota Starlet).

Em fim-de-semana para esquecer, Leandro Macedo não se viu livre dos problemas do VW Polo e já nem apareceu nas corridas desta manhã.

Super Nacional

Luís Moreira (BMW 325i) só após a derradeira corrida de qualificação conseguiu assegurar a pole-position para a final. Dois primeiros lugares, um deles conseguido na quarta corrida e um segundo foram a fórmula encontrada para levar a melhor sobre a concorrência.

Nuno Araújo (Peugeot 106) foi quem acabou por protagonizar essa mesma concorrência, quando garantiu o segundo posto na quarta corrida e dessa forma levou a melhor sobre José Eduardo Queirós (Ford Escort). Registe-se ainda que os três primeiros detêm o mesmo número de pontos, 12, funcionando os melhores resultados absolutos, como fórmula de desempate.

Celmo Guicho (Renault Clio) teve duas vitórias, mas o terceiro lugar da quarta corrida atribuiu-lhe mais dois pontos do que aos restantes e assim terminou a manhã em quarto, à frente de José Sousa (Peugeot 306) e Magda Oliveira (Peugeot 106), que foi simultaneamente a melhor senhora em prova.

Super 1600

João Ribeiro (Citroen Saxo S1600) somou três primeiros lugares, mas só após a última corrida de qualificação ficou com a pole assegurada. Hélder Ribeiro (Citroen C2 S1600) teve como melhor resultado a vitória na terceira qualificação e assim somou mais dois pontos, que o colocam na segunda posição após as qualificações.

Mário Teixeira (Ford Fiesta S1600) fez da regularidade uma arma e apesar de ter tido um percalço ao cortar demasiado uma esquerda, o que lhe danificava a frente o Ford, somou pontos que o colocam no terceiro lugar.

Bruno Gonçalves (Citroen Saxo S1600) teve um pião durante a manhã o que aliado aos resultados de ontem, não lhe permitiu melhor do que o quarto posto, à frente de Ricardo Soares. Joaquim Machado (Peugeot 206 S1600) e José Eduardo Rogues (Peugeot 206 S1600) seguiram-se na classificação. Mais uma vez as fórmulas de desempate tiveram que ser aplicadas, pois todos os participantes deste grupo acabaram a qualificação com 21 pontos.

Super Cars

Joaquim Santos (Ford Focus) venceu as quatro corridas de qualificação e, portanto, vai arrancar na frente para a final.

A oposição é encabeçada por Daniel Costa (Citroen Saxo Bi-motor), que com três segundos e um terceiro à geral, é segundo e o melhor da Divisão 2. Ademar Pereira (BMW 325 Ix) seguiu Costa de perto, fez terceiro à geral, segundo na categoria.

José Cruz (Peugeot 306) e Dany Moreau (Renault Clio) encerraram, respectivamente, o quinteto da frente.