E os vencedores de Mação foram...

Mais uma prova emotiva e com espectáculo, num dia de Sol e temperatura amena. Em poucas palavras resume-se assim a segunda jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy, o PTRX, que teve lugar em Mação.

Na Super Iniciação - Troféu Ernesto Gonçalves, Rafael Rocha (Peugeot 106) ganhou depois de qualificações disputadas e um “volte-face” para a final. Santinho Mendes (Opel Astra) dominou durante o fim-de-semana e na final da Super Nacional 2RM não foi diferente. Pedro Tiago (Citroen Saxo) ganhou na Super Nacional A1.6. João Ribeiro fez uma prova de trás para a frente, e o azar que lhe bateu à porta nas qualificações desapareceu na final da Super 1600. Pedro Matos e Ademar Pereira dividiram as vitórias respectivamente nos Super Car e na Super Nacional 4WD. António Santos (Toniauto TT) ganhou no Super Buggy. Por fim, nos Kartcross, Jorge Gonzaga (ASK EVO) ganhou depois de uma final plena de emoção, com um volte-face, antes do baixar da bandeirada xadrez.

Iniciação

Rafael Rocha (Peugeot 106) ganhou depois de qualificações disputadas e um “volte-face” para a final.

João Novo (Peugeot 106) ganhou a pole-position. Venceu três corridas, Rafael Rocha foi segundo e Rodrigo Correia (Peugeot 205) ficou com o terceiro posto, depois de uma quarta qualificação, com sabor a final, só decidida no fim, em Novo partiu uma transmissão e Correia ganhou.

O Peugeot de João Novo não ficou pronto a tempo das finais e havia uma “falta” na grelha. Rafael Rocha aproveitou bem o facto de estar a partir sem ninguém à esquerda e colocou-se na liderança, mas Rodrigo Correia (Peugeot 205) ia atrás do prejuízo. João Barroso (Fiat Uno), certamente fruto da inexperiência falhou a partida e mas correu para ser terceiro. Fez pódium na estreia em competição.

Super Nacional 2RM

Santinho Mendes (Opel Astra) dominou durante o fim-de-semana e na final não foi diferente.

Pole-position para Santinho Mendes depois de vencer as quatro qualificações. Paulo Reis, com um quarto e dois segundos ficou com a outra posição da linha da frente.

Paulo Reis ficou de fora da final. Partiu o motor após a qualificação quatro. Santinho arrancou na frente e deixou os outros a discutirem o segundo posto… E que discussão!

Adão Pinto (Opel Astra), Fernando Silva (Seat Ibiza) e Arlindo Martins (Peugeot 306) lutaram pelo segundo posto durante as sete voltas da final. Todos passaram por esse lugar, mas só à sétima volta ficou decidido.

Santinho acelerou como um “diabinho” para a vitória, Adão Pinto foi um segundo suado e Fernando Silva e Arlindo Martins, não queriam, mas tiveram que se conformar com as posições seguintes. Mais uma boa corrida!

Super Nacional A1.6

Pedro Tiago (Citroen Saxo) ganhou.

Duas vitórias e um segundo posto na qualificação deram o primeiro lugar da grelha a Pedro Tiago (Citroen Saxo). Luís Morais (Peugeot 106) partia ao lado, depois de ter tido um desempenho semelhante, mas em que o sistema de desempate, melhor tempo dos treinos, dava a “pole” a Tiago.

Pedro Tiago Arrancou na frente, mas Luís Morais rodava perto. Para resolver a corrida foram fundamentais as idas à “joker-lap”, para o bem e para o mal. Para o bem para Tiago, que conseguiu gerir be e ganhar vantagem. Para o mal, para Daniel Sousa (Peugeot 106), que bateu na entrada da Joker Lap.

Nesta final, Leandro Macedo “levou falta”, pois partiu o motor do Citroen Saxo na partida da qualificação quatro.

Pedro Tiago e Luís Morais ocupavam os dois primeiros postos, Jorge Costela era o terceiro, uma especie de prémio de consolação, depois do azar de ontem (sábado) quando o capô abria e ficava com o para-brisas partido.

Leonel Sampaio (Citroen Saxo) foi o quarto classificado.

Super 1600

Que grande final, esta que foi vencida por João Ribeiro, que fez uma prova de trás para a frente, e que o azar lhe bateu à porta nas qualificações.

Dizer que José Eduardo Rodrigues (Peugeot 206 S1600) venceu três corridas de qualificação é redutor para a forma como esta fase foi disputada. O certo é que três vitórias suadas deram a “pole” a Rodrigues. Joaquim Machado (Peugeot 206 S1600) vai partir da segunda posição.

Semáforo vermelho apagado e José Eduardo Rodrigues arrancava na frente. Joaquim Machado (Peugeot 206 S1600) e Ricardo Soares (Citroen Saxo S1600) estavam na luta, enquanto João Ribeiro (Citroen Saxo S1600) furava desde a segunda linha.

A corrida foi emocionante e só se decidiu ao baixar da bandeira. Para António Sousa não era bem assim, pois o motor do Citroen DS3 S1600 partia e a prova acabava muito cedo. Nem uma volta completou.

Nuno Araújo (Citroen C2 S1600), depois de um toque que o fazia embater na barreira, desistia com a direcção partida. Logo de seguida Bruno Gonçalves parava no final da recta da meta com problemas de motor e na volta seguinte era a vez de Ricardo Soares seguir o mesmo caminho e também aqui era a mecânica do Citroen Saxo a dar problemas.

Na frente as coisas estavam ao rubro, mas acabariam por se decidir a favor de João Ribeiro, depois de levar a melhor sobre José Eduardo Rodrigues. Joaquim Machado foi o terceiro classificado, com uma posição “tirada a ferros” de pois de várias lutas. Eduardo Queirós foi o quarto classificado.

Super Car e Super Nacional 4WD

Pedro Matos (Citroen DS3) venceu as quatro corridas de qualificação e assim ficou a pole-position para a final, que venceu.

Pedro Matos arrancou bem, na frente, e José Lameiro (Seat Leon) seguiu como uma seta no encalço do líder. Ademar Pereira (Subaru Impreza WRX STi) era terceiro e melhor da Super Nacional 4WD.

A prova decorreu sem sobressaltos, com grandes atravessadelas como o público gosta e Matos seguiu para a vitória.

Super Buggy

Pole-position para António Santos (Toniauto TT). Venceu duas vezes e foi segundo uma, nas qualificações. A primeira linha da grelha ficava completa com Paulo Godinho (Super Buggy PG), que foi outro piloto a vencer nas qualificações.

António Santos arrancou na frente e foi ganhando vantagem, sobre Paulo Godinho, que no início era pressionado pelo seu pai Rui Godinho (Atmos Strong). Depois o filho escapava ao pai e ainda tentava recuperar algum tempo a Santos.

Nelson Barata (Toniauto Power nb) era pressionado por António Estêvão (Can Am Bombardier), que por sua vez trazia Arménio Rodrigues praticamente colado à traseira.

António Santos vencia, seguido por Paulo Godinho, Nelson Barata, António Estêvão, Arménio Rodrigues e Rui Godinho “morria na praia” com problemas mecânicos no Toniauto.

Kartcross

Jorge Gonzaga (ASK EVO) ganhou depois de uma final plena de emoção, com um volte-face, antes do baixar da bandeirada xadrês.

Uma qualificação discutida desde o início da primeira corrida, até ao fim da terceira, deu duas vitórias a Jorge Gonzaga e dessa forma a pole position para a final. Pedro Rosário, foi o outro piloto que venceu na qualificação, ficou com o segundo lugar da grelha e a final prometia…

Partida e Nuno Bastos arrancava muito bem, mas logo na curva um via-se envolvido numa carambola, que o deixava fora de prova. Na mesma confusão ficavam envolvidos José Luís Pereira (AG Sport) e Nelson Rocha (Semog Bravo). A corrida parava.

Nova partida e desta vez era Pedro Rosário quem partia melhor do que todos e colocava-se na frente. Jorge Gonzaga era mais lento na partida e perdia três posições de uma assentada. Depois partia em perseguição de José Carlos Pinheiro (Semog) e de Luís Almeida (Semog).

Ainda na volta inicial nova carambola e desta feita era a vez da má sorte bater à porta de Mário Rato (Semog Revolution SR). Pedro Palma (Semog Bravo) e Pedro Rabaço (HSport) estavam também envolvidos na “confusão”.

Pedro Rosário estava na frente da corrida, mas esta ainda não estava ganha. Longe disso. Problemas mecânicos ditavam a desistência, à quinta volta

Jorge Gonzaga aproveitava-se disso e depois de uma corrida plena de garra, venceu. Terminou à frente de Luís Almeida e José Carlos Pinheiro. Alexandre Borges (Semog Bravo) e Nelson Rocha, que ainda conseguia regressar à prova depois da molhada inicial, encerravam o grupo dos cinco da frente.

Daniela Godinho completou os “top” seis e simultaneamente foi a senhora melhor classificada